quarta-feira, 13 de maio de 2009

Massa de Pizza Perfeita

Depois de muitas tentativas, esta foi a primeira receita de massa de pizza que me preencheu as medidas. 
Copiei-a com o nome de “Massa de Pizza Perfeita” e continua a assentar-lhe que nem uma luva! 
Alta, fofa e macia, como mais vezes a faço, ou, se esticada mais fina, crocante e leve - esta massa adapta-se a todos os estilos e a muitos recheios. 

Abra o frigorífico, escolha os ingredientes de que mais gosta, e solte o pizzaiolo que há em si! 
Está aberta a pizzaria do No Soup For You. :)


    

1/2 cháv de água (120 ml)
1/2 cháv de leite (120 ml) - uso bebida de soja
1 c. chá de alho em pó 
2 c. sopa de azeite 
1 c. chá de sal 
1 c. sopa de açúcar 
3 cháv. (420 g) de farinha de trigo (usei T65) 
17 g de fermento fresco de padeiro ou 2 c. chá de fermento seco

_________________________________________ 


Preparação da massa:

máquina de pão 

Coloque todos os ingredientes por esta ordem na cuba da máquina e ligue no ciclo "Massa". 


thermomix_bimby 

Deite no copo a água, o leite, o alho, o azeite, o queijo, o açúcar e o sal e aqueça 1 min/37º/vel 2. 
Adicione a farinha e o fermento, misture 20 seg/vel 6 e depois amasse 2 min/espiga. 
Deixe a massa no copo a levedar até duplicar de volume, cerca de 30 a 45 minutos. 


tradicional 

Aqueça ligeiramente a água e o leite e dissolva o fermento. Junte o azeite e misture. 
Faça um vulcão com a farinha, o açúcar, o parmesão, o alho e o sal e no meio coloque os líquidos. 
Amasse bem durante uns minutos. 
Forme uma bola, coloque numa taça grande tapada com um pano e deixe que levede por 30 a 45 minutos.


……………… 


Quando a massa estiver levedada, divida-a e abra dois ou três discos de pizza, conforme o tamanho pretendido. 
Pincele-os com azeite, polvilhe parmesão ralado por cima, pique a massa com um garfo e deixe-a descansar cerca 40 minutos. 
entretanto pré-aqueça o forno a 220ºC.

Leve os discos de massa 5 a 10 minutos ao forno pré-aquecido a 220° C, até dourarem levemente. 
Tire do forno, adicione o molho e a cobertura da sua preferência e leve de volta ao forno por mais 8 minutos aproximadamente, ou até o queijo derreter. 

Gosto muito deste molho de tomate, a preparação é simples e rápida e fica uma delícia.


  


// Notas 

Para fazer de véspera: 
Depois da massa levedar, guarde-a fechada no frigorífico. 
Na altura de fazer a pizza, prossiga com a receita, esticando a massa e fazendo a segunda levedação. 

Para congelar a massa: 
Faz-se tudo igual até à parte em que a massa vai ao forno sem molho e recheio. 
Retira-se do forno, deixa-se arrefecer sobre uma grelha e congela-se. 
Depois é só tirar do frio, colocar o molho e o recheio e levar directamente ao forno pré-aquecido. 

Fonte – Retirei a receita do blog Cinara Place, que por sua vez a foi buscar aqui.

44 comentários:

  1. Que bela maneira de acordar :)
    Eu já experimentei esta massa e é realemente fantástica!!
    Qual é o numero para as encomendas ;) lol!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Adoro pizza feita em casa, ainda por cima com a ajuda da mfp... não te digo nada! Esta tem um aspecto delicioso! É óptimo para um jantar de fim-de-semana. Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Amiga,
    Que bela pizza:tb postei no meu blog pizza :)
    Para a proxima experimento esta massa,mas na bimby porque não tenho mfp.
    Embora goste muito, da que faço que é a receita da (Irebelo).
    Mas nada como novas experiências:)


    bjs

    ResponderEliminar
  4. Andas a tentar-me com esta massa. Já encontrámos a perfeita para os gostos cá de casa mas.... acho que este domingo vou mesmo experimentar esta. Vamos ver o que diz o hiper mega fã de pizza lá de casa.. Aguarda-me.. ; )
    beijinho

    ResponderEliminar
  5. Que coisa linda nos mostras!
    Ficou mesmo muito bem, agora deixaste-me desejosa de uma bela fatia de pizza!

    ResponderEliminar
  6. OK... mais uma massa a experimentar! Somos fãs de pizza, mas da feita em casa... se a consideras perfeita, então nós também vamos adorar :D

    Brigadas

    Jokas

    ResponderEliminar
  7. Que bela pizza!
    Costumo fazer a receita do livro-base da Bimby, porque leva azeite. Já tomei boa nota desta receita para fazer no fim-de-semana. Obrigada.
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Tenho de experimentar essa massa de pizza, parece-me fenomenal pelos ingredientes!! Eu adoro pizza, uma vez expeimentei pôr umas folhinhas de óregãos na cuba da máquina de pão e ficou um gostinho especial na massa, mt boa!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  9. Gasparzinha
    Ontem fiz esta pizza em duplicado e congelei metade.
    A massa faz juz ao nome!
    Irresistivel a tua!
    Bj

    ResponderEliminar
  10. Esta massa de pizza tenho que experimentar,parece-me bem boa.Ohhh
    que pena Gasparzinha devia ter sido na semana passada pois o fim-de-semana que passou fiz massa para pizza(dose grande) e congelei.Agora só quando acabar aquela. :(

    ResponderEliminar
  11. ai adorei esta receita!! a experimentar sem duvida!!

    ResponderEliminar
  12. É muito engraçado ver como há coisas que nos unem mais do que a cozinha, em geral. Esta demanda pela massa de pizza perfeita toca-nos, quase, a todos, nós os que gostamos de cozinhar e investimos tempo a aprender e melhorar.
    Esta massa também se tinha tornado a minha favorita, até ter descoberto outra, graças a um desafio Daring Bakers. A nova destronou a antiga, nem sei dizer-te muito bem porquê. Manias!
    A verdade é que acho que nunca irei encontrar a massa perfeita, simplesmente porque para ser perfeita a pizza tem de ser assada em forno a lenha. Tudo o resto é mais ou menos parecido, mas nunca será perfeito para mim. E como nunca hei-de ter um forno a lenha, vou-me contentando com o parecido :)
    E esta massa, verdade, está bem próxima da perfeição!

    Beijoca *
    Mariana

    ResponderEliminar
  13. Também faço esta massa para pizza, é excelente :)

    ResponderEliminar
  14. Uy Gasparzinha! Que pinta! Yo he hecho pizza en tres ocasiones y por desgracia no he conseguido una masa perfecta ;-) La próxima intentona va con tu receta! Besos!

    ResponderEliminar
  15. eheheheh!

    fiz exactamente essa receita, que tirei exactamente do mesmo blog, na segunda-feira!

    :D

    é mesmo muito boa!

    *

    ResponderEliminar
  16. Olá Gasparzinha!!

    Não há nada tão bom como uma pizza totalmente caseira!!

    Eu já fiz algumas vezes massa de pizza mas a minha maior dificuldade (como diz a Mariana do Caos na Cozinha) é cozê-la na perfeição já que o meu forno não me permite selecionar se quero mais calor por cima, por baixo ou dos lados, como nos fornos da escola.

    Geralmente, se faço uma pizza com massa alta e fofa, a tendência é queimar rapidamente por cima antes que a massa coza completamente por baixo!
    A sorte é que o Miguel gosta da massa bem fina e estaladiça e rendo-me sempre a esta opção!:)

    A tua pizza ficou com um aspecto óptimo!...depois disto só me apetece uma fatia!:)

    ResponderEliminar
  17. Hummm acredito que seja perfeita, com queijo parmesão e alho em pó, só pode. Porquê é que nunca me lembrei de colocar estes ingredientes na massa de pizza, pergunto eu!?

    Na próxima argolada de pizza faço a massa do NO SOUP FOR U ;-)

    ResponderEliminar
  18. mas qu rica pizza. e logo eu que ando com desejos de comer pizza. ja tenho sauddaes.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Nem preciso dizer que adoro pizza, né?! Irei experimentar a tua receita. Santo Bimby! Bjos. Léia

    ResponderEliminar
  20. Sim, sem dúvida que essa é a melhor massa de pizza de sempre. Já tinha experimentado outras, mas desde que provei esta nunca mais troquei. Faz sempre sucesso!!

    ResponderEliminar
  21. Que bela pizza!
    Faço poucas vezes em casa, mas assim que tiver oportunidade experimento.

    ResponderEliminar
  22. E que bela pizaria!
    Quanto mais fofa for a massa, mais gosto faço ao dente, e mais satisfeita fica a minha alma!
    Pronto, hoje este estou pra isto...:)

    ResponderEliminar
  23. ai jesus!
    mais uma receita que serei 'obrigada' a experimentar!

    uma pergunta: faz isso de propósito para boicotar os regimes alheios? =)

    ResponderEliminar
  24. Existe disk-pizza de Portugal para o Brasil??? Se existe manda o número que vais ter muito trabalho!KKKKKKK...Bjs

    ResponderEliminar
  25. Já tenho uma massa de pizza eleita, mas essa tem excelente aspecto, por isso, anotada e a experimentar em breve! :D

    ResponderEliminar
  26. Já tens a mota?...é uma de farinha integral veg tam familiar extra cheese para mim p.f.!!

    ResponderEliminar
  27. Belusca, se já provaste, sabes bem do que falo!

    Suzi, a MFP torna a pizza caseira muito prática. :)

    Rita, a receita da Irebelo tb é muito boa. :)

    Margarida, a tua receita tb deve ser deliciosa, lembro-me bem das fotos...

    Luísa, podes ficar coma da foto!

    Psychic, tens que ir já habituando a sementinha a estas delícias caseiras!

    Fatias douradas, esta +e bem melhor que a do livro base. Experimenta e depois logo me dizes. :)

    Vida no paraíso, eu adoro oregãos! Esta já leva alho e queijo na massa, vou juntar-lhe oregãos e separar uma parte para fazer pãezinhos de alho: fica uma amravilha! :)

    Canela, tu és uma verdadeira pizzaiola! As tuas pizzas ficam sempre de babar. :)

    Sandra, então fica para o próximo round! Tb costumo congelar, é muito prático. :)

    Belinha,, fica de lamber os dedos!

    Mariana, o mais incrível é que os meus, que moram a 20 minutos de mim, têm uma churrasqueira com forno a lenha, que só é usado no Natal! :( E nunca lá fiz pizza, apesar de sempre ter essa intenção...

    Amieixinha, tu sabes o que é bom! :)

    Marilú, então tens que fazer esta! Verá que não te desiludes. :)

    Miosotis, estamos bem sintonizadas!
    Eu já faço esta receita há um bom tempo, fiquei mesmo fã. :)

    Leonor, eu agora tb me tenho virado mais para a massa fina, mas ainda faço o meu acender o forno a lenha de propósito para cozer pão e fazer pizza! Eles só o usam no Natal porque como somos poucos, não compensa muito...

    Rute, venha daí a argolada de pizza perfeita!
    :)

    Moranguita, agora já podes matar o desejo...

    Léia, a bimby é mesmo uma perdição. :)

    CookieShop, lança-te à pizza, quem sabe uma versão doce para sobremesa?

    Patanisca, és cá das minhas: quando se gosta, repete-se! :)

    Isabelocas, tens que fazer esta - vais ver que gostas. :)

    Mary, então deita-lhe o dente!! :)

    Joana, podes pazer uma versão de recheio light! :) :) :)

    Lourdes, já seguiu uma de avião - deve estar a chegar. :) :) :)

    Argas, tb vou cuscar a tua. As tuas escolhas nunca desiludem!
    :)


    Borboleta, a de farinha integral vem em breve. Tb tenho uma receita de que gosto muito. :)

    Beijinhos para todas. :)

    ResponderEliminar
  28. Gasparzinha tenho que imprimir esta receita... a minha mae vai adorar... é mesmo destas massas que ela gosta :)

    Bjs

    ResponderEliminar
  29. Gostei da tua massa de pizza perfeita :) vou experimentar numa próxima vez.
    Bjs
    Moira

    ResponderEliminar
  30. Bem, finalmente encontrei a massa de piza perfeita, o meu marido dizia sempre a que eu fazia não era grande coisa, agora fiz esta e está aprovadissima, nem vale a pena procurar mais receitas de massa.
    Parabéns pelo blog

    ResponderEliminar
  31. O post já é um pouco antigo mas foi ontem que experimentei esta massa, e adorei. Espero que ainda vá a tempo de obter resposta ao comentário :) Eu fiz com uma saqueta de fermipan. quando te referes a fermento seco é este, certo? o fresco é comprado na padaria? se for com royal e respeitar os tempos de levedação funciona? Obrigada, Filipa

    ResponderEliminar
  32. Olá Filipa :)
    Esta continua a ser a massa de pizza favorita cá de casa, fico contente que tb tenhas gostado. :)
    O fermento seco é esse mesmo, fermipan, ramazzoti, vahiné, existem várias marcas. O fermento fresco pode ser comprado nas padarias de fabrico próprio a peso (pede-se ao balcão) ou em pacotinhos de 25 g, à venda nos hipermercados e no Pingo Doce. Eu gosto mais do fresco, pois tem um sabor menos acentuado, é mais natural e mais barato. O fermento tipo royal é um fermento químico, não resulta em massas lêvedas como a de pizza e pão.
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  33. Muito obrigada pela resposta! pois, o fermipan noto isso, o sabor intenso...vou tentar com o fresco! no pingo doce em que zona? peço na padaria ou está nos frescos? usas então só as 17 g de fresco, certo? obrigada!

    ResponderEliminar
  34. No Pingo Doce o fermento fresco está num daqueles frigoríficos verticais, ao lado das troxas de ovos e salames, mas caso não encontre, pergunte.
    Os cubos são de 25 g e eu uso meio cubo por 50g de farinha. Corto-os ao meio antes de congelar. :)
    Beijinhos e bons pães!

    ResponderEliminar
  35. Olá
    Obrigada pela receita!
    No entanto penso que falte mencionar a adição do leite na receita para a bimby :)

    ResponderEliminar
  36. É verdade... obrigada pelo reparo.
    Já rectifiquei: o leite adiciona-se junto com a água. :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  37. Uau bela receita, tenho que guardar para utilizar mais tarde, parabéns! bjs
    http://www.iguaria.com/

    ResponderEliminar
  38. 8 anos depois, continua a ser a melhor massa para pizza ever! Obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom, André! Fico mesmo contente.
      Digo sempre que os arquivos do blogue têm por cá uns belos petiscos ;)
      Obrigada pelo comentário e bons cozinhados!

      Eliminar
  39. Estamos em 2021, e há mais de dez anos, não aceito fazer nenhuma outra receita!!! Já fiz 5 aniversários aqui em casa (não durante a quarentena) onde abri e pré assei uns 12 discos desses, congelei 1 semana antes, descongelei no dia, preparei uns toppings e a galera ficou aqui na cozinha bebendo e comendo pizza!! Muitas lembranças que sua receita me trouxe e aos meus amigos!
    Eu tinha medo de tentar fazer massas, aí procurei no google por "melhor massa de pizza" na época... A sua receita veio primeiro. Eu pensei: "se falhar, da próxima vez, troco de receita"... Desde então nunca troquei :)
    Queria só postar fotos no comentário, hoje estou fazendo uma de alcachofra e champignon (50%/50%) para meus pais e eu na quarentena... Obrigada por tudo :)
    Beijos do Brasil

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que maravilha!
      Não pode haver propósito mais gratificante em ter um blogue de receita do que poder estar aqui, do outro lado do Atlântico, e de alguma forma contribuir para essas memórias. Nos tempos de hoje, mais especiais do que nunca.
      Obrigada pelo comentário e que haja muitas pizzas a reunir a família em breve!
      um beijinho.

      Eliminar
  40. Estamos em 2021, e há mais de dez anos, não aceito fazer nenhuma outra receita!!! Já fiz 5 aniversários aqui em casa (não durante a quarentena) onde abri e pré assei uns 12 discos desses, congelei 1 semana antes, descongelei no dia, preparei uns toppings e a galera ficou aqui na cozinha bebendo e comendo pizza!! Muitas lembranças que sua receita me trouxe e aos meus amigos!
    Eu tinha medo de tentar fazer massas, aí procurei no google por "melhor massa de pizza" na época... A sua receita veio primeiro. Eu pensei: "se falhar, da próxima vez, troco de receita"... Desde então nunca troquei :)
    Queria só postar fotos no comentário, hoje estou fazendo uma de alcachofra e champignon (50%/50%) para meus pais e eu na quarentena... Obrigada por tudo :)
    Beijos do Brasil

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que delícia, fico muito feliz! E essa combinação de alcachofra e champignon tem tudo para ser uma delícia :) Obrigada e um beijinho

      Eliminar